Elaborada com a finalidade de assessorar o trabalho do educador, a Coleção Mundo do Bebê proporciona, por meio de atividades de estimulação, maior desenvolvimento cognitivo, emocional e social das crianças, bem como maior interação entre a escola e a família. As atividades foram desenvolvidas de forma que auxiliem na composição e na prática da rotina pedagógica do educador. Os bebês têm necessidades específicas e características próprias que devem ser consideradas, além de estarem em um período intenso de desenvolvimento. Apoiar com sugestões de encaminhamento e subsidiar momentos de reflexão dos educadores são funções da coleção para o trabalho didático direcionado às crianças desta faixa etária. Proporcionar momentos de aprendizagem de maneira lúdica e o desenvolvimento dos potênciais intelectual e motor com naturalidade são intenções que permeiam a prática pedagógica apresentada no material.
Proposta pedagógica
O conteúdo da coleção Mundo do bebê está embasado na Lei de Diretrizes
e Bases da Educação Nacional (LDBEN), no Referencial Curricular
Nacional para a Educação Infantil (RCNEI), nas Diretrizes Curriculares
Nacionais para a Educação Infantil (DCNEI/09) e nos quatro pilares
da educação.
A metodologia do material de berçário fundamenta-se na proposta
socioconstrutivista, por meio da qual as atividades contribuem
para que os bebês possam explorar e descobrir todas as possibilidades
de seu corpo. Isso se dá a partir da brincadeira. O ato de brincar
não significa apenas divertir-se; é, antes de tudo, a forma mais
completa que a criança tem de comunicar-se consigo mesma e com
o mundo. Além disso, também proporciona a integração e a convivência
das crianças em sociedade.
Objetivos
Oferecer condições para que os bebês desenvolvam as seguintes capacidades:
Sensoriais: referem-se ao desenvolvimento
dos sentidos.
Psicomotoras: por meio das quais o bebê
aprenderá novos movimentos ou aperfeiçoará os que já sabe fazer.
Cognitivas: relacionadas aos desenvolvimentos
da memória, da atenção, da criatividade, da expressão, etc.
Sociais: com as quais os bebês terão
oportunidade de conhecer normas sociais e se relacionar com outras
pessoas.
Afetivas: são as capacidades que levarão
as crianças a se expressar de um modo espontâneo e desenvolver
sua autonomia.
Propiciar a percepção espacial;
Desenvolver atividades motoras;
Incentivar a liberdade e a espontaneidade;
Desenvolver a linguagem oral, a sociabilidade e os aspectos físicos
e mentais em ambiente propício ao seu desenvolvimento socioafetivo;
Estimular a memória, levando-os a identificar figuras, objetos
e pessoas.
Assessoria Pedagógica
No processo de construção do conhecimento, as crianças utilizam-se das
mais diferentes linguagens e exercem a capacidade criativa de terem
ideias e hipóteses originais sobre aquilo que buscam desvendar.
Nessa perspectiva, as crianças constroem o conhecimento a partir
das interações que estabelecem com as outras pessoas e com o meio
em que vivem.
O conhecimento não se constitui como cópia da realidade, mas,
sim, fruto de um intenso trabalho de criação, significação e ressignificação.
Compreender, conhecer e reconhecer o jeito particular de as crianças
serem e estarem no mundo é o grande desafio da educação infantil
e de seus profissionais. (Texto adaptado do documento “Política
Nacional de Educação Infantil”. MEC/SEF/DPE/COEDI, dez/1994. p.
16-17)
Para tal, a equipe Brasil Cultural conta com profissionais especializados
na área de educação, voltados a desenvolver materiais didáticos
e assessorias presenciais e pontuais direcionadas a profissionais
do segmento.