Página Inicial > MUNDO DO BEBÊ
balão de conversa com um lápis

Notícias

balão de conversa com um lápis

Frase da Semana

“Nós nos tornamos nós mesmos através dos outros”

Lev Vygostky
Livro

MUNDO DO BEBÊ

Elaborada com a finalidade de assessorar o trabalho do educador, a Coleção Mundo do Bebê proporciona, por meio de atividades de estimulação, maior desenvolvimento cognitivo, emocional e social das crianças, bem como maior interação entre a escola e a família. As atividades foram desenvolvidas de forma que auxiliem na composição e na prática da rotina pedagógica do educador. Os bebês têm necessidades específicas e características próprias que devem ser consideradas, além de estarem em um período intenso de desenvolvimento. Apoiar com sugestões de encaminhamento e subsidiar momentos de reflexão dos educadores são funções da coleção para o trabalho didático direcionado às crianças desta faixa etária. Proporcionar momentos de aprendizagem de maneira lúdica e o desenvolvimento dos potênciais intelectual e motor com naturalidade são intenções que permeiam a prática pedagógica apresentada no material.

 
Proposta pedagógica

O conteúdo da coleção Mundo do bebê está embasado na Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDBEN), no Referencial Curricular Nacional para a Educação Infantil (RCNEI), nas Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Infantil (DCNEI/09) e nos quatro pilares da educação.
A metodologia do material de berçário fundamenta-se na proposta socioconstrutivista, por meio da qual as atividades contribuem para que os bebês possam explorar e descobrir todas as possibilidades de seu corpo. Isso se dá a partir da brincadeira. O ato de brincar não significa apenas divertir-se; é, antes de tudo, a forma mais completa que a criança tem de comunicar-se consigo mesma e com o mundo. Além disso, também proporciona a integração e a convivência das crianças em sociedade.

Objetivos

Oferecer condições para que os bebês desenvolvam as seguintes capacidades:
Sensoriais: referem-se ao desenvolvimento dos sentidos.
Psicomotoras: por meio das quais o bebê aprenderá novos movimentos ou aperfeiçoará os que já sabe fazer.
Cognitivas: relacionadas aos desenvolvimentos da memória, da atenção, da criatividade, da expressão, etc.
Sociais: com as quais os bebês terão oportunidade de conhecer normas sociais e se relacionar com outras pessoas.
Afetivas: são as capacidades que levarão as crianças a se expressar de um modo espontâneo e desenvolver sua autonomia.
Propiciar a percepção espacial;
Desenvolver atividades motoras;
Incentivar a liberdade e a espontaneidade;
Desenvolver a linguagem oral, a sociabilidade e os aspectos físicos e mentais em ambiente propício ao seu desenvolvimento socioafetivo;
Estimular a memória, levando-os a identificar figuras, objetos e pessoas.

Assessoria Pedagógica

No processo de construção do conhecimento, as crianças utilizam-se das mais diferentes linguagens e exercem a capacidade criativa de terem ideias e hipóteses originais sobre aquilo que buscam desvendar. Nessa perspectiva, as crianças constroem o conhecimento a partir das interações que estabelecem com as outras pessoas e com o meio em que vivem.
O conhecimento não se constitui como cópia da realidade, mas, sim, fruto de um intenso trabalho de criação, significação e ressignificação.
Compreender, conhecer e reconhecer o jeito particular de as crianças serem e estarem no mundo é o grande desafio da educação infantil e de seus profissionais. (Texto adaptado do documento “Política Nacional de Educação Infantil”. MEC/SEF/DPE/COEDI, dez/1994. p. 16-17)
Para tal, a equipe Brasil Cultural conta com profissionais especializados na área de educação, voltados a desenvolver materiais didáticos e assessorias presenciais e pontuais direcionadas a profissionais do segmento.

balão de conversa com um lápis

Notícias

balão de conversa com um lápis

Frase da Semana

“Nós nos tornamos nós mesmos através dos outros”

Lev Vygostky

Balão de comentário com lápis
BLOG

Artigos

O coaching é um treinamento muito utilizado por empresas e empregados, para a obtenção de melhores resultados, com foco na carreira, sem esquecer a... A PRÁTICA DO COACHING EDUCACIONAL PARA O DESENVOLVIMENTO DE UMA EDUCAÇÃO HUMANIZADA

Reflexões

As pessoas têm diferentes tipos de inteligência. Isso explica porque alguns aprendem facilmente música e dança, enquanto outros destacam-se em lit... O DESENVOLVIMENTO DAS MÚLTIPLAS INTELIGÊNCIAS, COMPETÊNCIAS E HABILIDADES

Notícias

Aconteceu, nos dias 25 e 26 de agosto, o Encontro de Gestetores 2016, com o tema: “A educação especial na perspectiva da educação inclusiva”. ... Encontro de Gestetores 2016