Página Inicial > Blog > ARTE DO TEATRO, ARTE DA VIDA
balão de conversa com um lápis

Notícias

balão de conversa com um lápis

Frase da Semana

“Nós nos tornamos nós mesmos através dos outros”

Lev Vygostky
Livro

ARTE DO TEATRO, ARTE DA VIDA



O teatro é uma expressão artística das mais importantes para o processo de ensino-aprendizagem. Trata-se de uma arte com forte caráter lúdico, na qual predomina um estado de faz de conta, de jogos entre os personagens e a realidade.
O jogo entre o real e o imaginário é interessante, fazendo parte da construção cênica e da caracterização dos personagens. O teatro amplia as possibilidades de construção do caráter e oferece uma miríade de percepções sobre o comportamento humano; é, ainda, um meio de grande impacto para se dramatizar os dilemas e as complexidades humanas.
O teatro explora as grandes sutilezas da arte de encenar. No palco, os personagens adquirem dimensão quase palpável. Os gestos, o cenário, a sonoplastia e a iluminação também são fundamentais para a composição do momento, tornando a atmosfera ainda mais única e impactante. Trata-se de uma arte abrangente, de importância ímpar na educação.
Nos estágios iniciais do ensino, a dramatização é um instrumento poderoso na formação e aliado imprescindível no processo de aprendizado, pois a teatralidade é algo intrínseco às crianças. Desde os primeiros momentos escolares, as crianças manifestam-se ludicamente. A escola, como local privilegiado de formação do pensamento e do caráter, deve oferecer várias opções neste sentido, pois o desenvolvimento das capacidades dramáticas é importante também para a vida.

Sobre o ato de dramatizar, o Ministério da Educação e Cultura, por meio dos Parâmetros Curriculares Nacionais, reflete que está potencialmente contido em cada um, como uma necessidade de compreender e representar uma realidade. Ao observar uma criança em suas primeiras manifestações dramatizadas, o jogo simbólico, percebe-se a procura na organização de seu conhecimento do mundo de forma integradora. A dramatização acompanha o desenvolvimento da criança como uma manifestação espontânea, assumindo feições e funções diversas, sem perder jamais o caráter de interação e de promoção de equilíbrio entre ela e o meio ambiente. Essa atividade evolui do jogo espontâneo para o jogo de regras, do individual para o coletivo.

Prof. João Artur Izzo


Balão de comentário com lápis
BLOG

Artigos

O coaching é um treinamento muito utilizado por empresas e empregados, para a obtenção de melhores resultados, com foco na carreira, sem esquecer a... A PRÁTICA DO COACHING EDUCACIONAL PARA O DESENVOLVIMENTO DE UMA EDUCAÇÃO HUMANIZADA

Reflexões

As pessoas têm diferentes tipos de inteligência. Isso explica porque alguns aprendem facilmente música e dança, enquanto outros destacam-se em lit... O DESENVOLVIMENTO DAS MÚLTIPLAS INTELIGÊNCIAS, COMPETÊNCIAS E HABILIDADES

Notícias

Aconteceu, nos dias 25 e 26 de agosto, o Encontro de Gestetores 2016, com o tema: “A educação especial na perspectiva da educação inclusiva”. ... Encontro de Gestetores 2016