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“Nós nos tornamos nós mesmos através dos outros”

Lev Vygostky
A PRÁTICA DO COACHING EDUCACIONAL PARA O DESENVOLVIMENTO DE UMA EDUCAÇÃO HUMANIZADA


O coaching é um treinamento muito utilizado por empresas e empregados, para a obtenção de melhores resultados, com foco na carreira, sem esquecer a vida pessoal. Esta modalidade também pode ser utilizada nas escolas para evitar que o estresse, o desânimo e a falta de motivação afetem os professores, os funcionários administrativos e os alunos.
Inicialmente, o processo tem o objetivo de aprimorar as qualidades técnicas e emocionais dos docentes e funcionários, melhorando também a qualidade das relações com colegas no ambiente escolar e, assim, facilitar a solução de problemas e desafios escolares.
É possível inferir que o principal objetivo do coaching educacional é desenvolver um espaço de educação humanizada, com afetividade e empatia na sala de aula, a fim de estimular o trabalho em grupo, a dimensão ética, a afetiva e a pedagógica, evitando a criação de meros processos empresariais estressantes que possam lembrar ambientes competitivos e que, infelizmente, podem resultar no aumento do estresse, sem a obtenção de resultados duradouros.
Outra característica do coaching educacional é a de oferecer treinamento não para o futuro, mas para fortalecer as vivências no ambiente escolar, no aqui e agora.
De acordo com o Instituto Brasileiro de Coaching (IBC), são cinco os principais aspectos desenvolvidos no coaching educacional: o autoconhecimento, a comunicação assertiva, a inteligência emocional, a descoberta de talentos e o foco na conquista dos objetivos e metas.
O site do IBC informa que o processo direcionado aos docentes prioriza as “habilidades-chave”, que são a inteligência emocional e social, o planejamento e a organização, numa busca de autoconhecimento, com o objetivo de conquistar bons resultados que melhorem a qualidade de vida. O processo também pode ser utilizado para superar desafios do professor como a perda da conexão com a profissão, problemas na infraestrutura escolar, o sentimento de falta de reconhecimento no trabalho profissional, a falta de interesse dos alunos e a indisciplina escolar. E, ainda, para estimular o alinhamento da equipe com os valores da instituição de ensino.
Com os alunos, o trabalho sobre o autoconhecimento permite melhorias nas disciplinas, com um estudo mais assertivo, eliminando o que prejudica o desempenho.
O método pode auxiliar na compreensão sobre os sentimentos e os comportamentos dos próprios alunos, contribuindo para a melhoria das relações no ambiente escolar, com a prevenção de bullying, problemas de interação e com o aprimoramento dos relacionamentos em geral, a partir da construção de relações positivas, que são possíveis apenas com o entendimento sobre como esses sentimentos de cada um resultam em atitudes e expressões que afetam e envolvem os outros. O autoconhecimento também é fundamental para o desenvolvimento dos potenciais individuais e coletivos do estudantes e para o empoderamento das crianças e jovens.
O coaching educacional traz a promessa de trabalhar a autoconfiança, que permite ao aluno caminhar sem medo; a empatia, que é um exercício de colocar a si mesmo no lugar do outro para compreender as outras pessoas, promovendo o respeito e habilidades que auxiliarão no desenvolvimento das tarefas escolares específicas, com o aumento da autodisciplina e a melhor gestão do tempo. A comunicação é outra competência estimulada nas crianças e adolescentes durante o processo, com foco na assertividade.
Durante o processo, o treinador faz perguntas que levam à reflexão, em atividades lúdicas (jogos, dinâmicas e brincadeiras), adequadas às diferentes faixas etárias e que ajudarão os alunos a direcionar a energia e potenciais para a realização das tarefas cotidianas, envolvendo também os pais no processo.
As sessões podem ser semanais, quinzenais ou mensais e aplicadas em grupo ou individualmente. A partir dos feedbacks construtivos do treinador (coacher), começa a jornada pelas mudanças sugeridas.

Prof.ª Sandra Regina Silva
Jornalista e mestra em Mídia e Tecnologia - linha de pesquisa Gestão Midiática e Tecnológica, pela UNESP.
Professora no curso de Publicidade e Propaganda da UniSALESIANO Lins.
Endereço para acessar este CV:
http://lattes.cnpq.br/747198695400023


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