/noticia/blog_teatro.jpg">
Educação Infantil
Ensino Fundamental
Literatura
Assessoria
Gênese Digital
Página Inicial > Blog > ARTE DO TEATRO, ARTE DA VIDA
Notícias
Eventos

Frase da Semana
“Nós nos tornamos nós mesmos através dos outros”

Lev Vygostky
ARTE DO TEATRO, ARTE DA VIDA


O teatro é uma expressão artística das mais importantes para o processo de ensino-aprendizagem. Trata-se de uma arte com forte caráter lúdico, na qual predomina um estado de faz de conta, de jogos entre os personagens e a realidade.
O jogo entre o real e o imaginário é interessante, fazendo parte da construção cênica e da caracterização dos personagens. O teatro amplia as possibilidades de construção do caráter e oferece uma miríade de percepções sobre o comportamento humano; é, ainda, um meio de grande impacto para se dramatizar os dilemas e as complexidades humanas.
O teatro explora as grandes sutilezas da arte de encenar. No palco, os personagens adquirem dimensão quase palpável. Os gestos, o cenário, a sonoplastia e a iluminação também são fundamentais para a composição do momento, tornando a atmosfera ainda mais única e impactante. Trata-se de uma arte abrangente, de importância ímpar na educação.
Nos estágios iniciais do ensino, a dramatização é um instrumento poderoso na formação e aliado imprescindível no processo de aprendizado, pois a teatralidade é algo intrínseco às crianças. Desde os primeiros momentos escolares, as crianças manifestam-se ludicamente. A escola, como local privilegiado de formação do pensamento e do caráter, deve oferecer várias opções neste sentido, pois o desenvolvimento das capacidades dramáticas é importante também para a vida.

Sobre o ato de dramatizar, o Ministério da Educação e Cultura, por meio dos Parâmetros Curriculares Nacionais, reflete que está potencialmente contido em cada um, como uma necessidade de compreender e representar uma realidade. Ao observar uma criança em suas primeiras manifestações dramatizadas, o jogo simbólico, percebe-se a procura na organização de seu conhecimento do mundo de forma integradora. A dramatização acompanha o desenvolvimento da criança como uma manifestação espontânea, assumindo feições e funções diversas, sem perder jamais o caráter de interação e de promoção de equilíbrio entre ela e o meio ambiente. Essa atividade evolui do jogo espontâneo para o jogo de regras, do individual para o coletivo.

Prof. João Artur Izzo


BLOG

Artigos

“Nenhum homem é uma ilha”, escreveu John Donne, poeta inglês do século XVI. Adaptando para nossos dias, dizemos que nenhum ser humano é uma il... NENHUM SER HUMANO É UMA ILHA

Reflexões

A prática da docência exige estima, ou seja, desejar o melhor para as pessoas, em particular, para os alunos. A prática educativa não prescinde do... ESTIMADO ALUNO, ESTIMADO MESTRE

Notícias

Aconteceu, nos dias 25 e 26 de agosto, o Encontro de Gestetores 2016, com o tema: “A educação especial na perspectiva da educação inclusiva”. ... Encontro de Gestetores 2016

Onde Estamos

Av. Brig. Eduardo Gomes, 1.900
Bairro Residencial Vale Verde (Aeroporto)
Marília/SP
CEP: 17.514-000
Tel.: 14- 3432-1567

Redes Sociais


2018 © Editora Brasil Cultural. Todos os direitos reservados.